Se tem uma coisa que os jovens gostam é de música, por isso, em 2010 Sérgio Carvalho e a equipe de Marketing da S.O.S Educação Profissional (mais conhecida como S.O.S Computadores), criou uma estratégia de comunicação especial destinada ao público jovem, o alvo dos cursos da S.O.S, que foi, sem dúvida, um case de sucesso!

Aliar artistas e bandas de sucesso comprovado com os cursos profissionalizantes da S.O.S, fez com que a marca se diferenciasse muito da concorrência, criando um grande recall da marca junto ao público-alvo. Jovens que gostam de música se identificaram com a marca e sua proposta, o que aumentou as vendas de cursos em todo o Brasil.

O conceito de usar artistas e sua imagem agregada às marcas é usado com frequência, mas aliar vários artistas de sucesso com o conceito criativo de que os alunos da S.O.S. também iriam atingir o sucesso, nesse caso o sucesso profissional, fez a diferença nos resultados.

Com a colaboração da empresa Monday, que fez a gestão dos artistas, Sérgio Carvalho e sua equipe desenvolveram várias ações de marketing junto com as bandas, para poder explorar a imagem dos artistas, gerar tráfego nas escolas e vender os mais de 20 cursos profissionalizantes disponíveis.

A definição dos artistas e bandas que iriam participar do Projeto S.O.S Sucesso foi muito criteriosa, pois como as escolas da S.O.S possuíam grande capilaridade, foi preciso escolher artistas que tivessem alinhamento com jovens de Norte a Sul do Brasil, e que tivessem uma imagem de sucesso comprovado, pois o aluno deveria espelhar o sucesso desses artistas em sua vida profissional, almejando também ele atingir o sucesso.

Dessa forma, o repertório musical ficou centrado entre o Pop, o Rock e até o Samba, para que houvesse uma variedade grande de ritmos e artistas, contemplando uma ampla faixa de gostos musicais e atingisse um público bem diversificado.

Dentro desse conceito, o projeto S.O.S Sucesso contou com artistas como: Pitty, Julie, Roberta Campos, e bandas/grupos como: Sorriso Maroto, Revelação, Catch Side e Vivendo do Ócio.

Entre as ações desenvolvidas Sérgio Carvalho destaca:

  • Na compra dos cursos o aluno ganhava um CD exclusivo criado especialmente para o projeto, com músicas dos artistas do S.O.S Sucesso.
  • Os alunos já matriculados poderiam concorrer à ingressos para shows dos artistas/grupos em sua cidade, visitando o back stage e tirando fotos com os artistas.
  • As escolas S.O.S foram pontos de vendas exclusivos de ingressos para os shows, gerando tráfego e a possibilidade de abordagem dos jovens pelas equipes de vendas de matrículas.
  • Foram fechadas parcerias com rádios locais para a divulgação dos shows, gerando Mídia espontânea para as unidades (sem custos para os franqueados), e atingindo uma grande audiência.
  • Foi realizado um concurso interno para os alunos do curso de Designer Gráfico, que premiou o melhor trabalho como a capa escolhida para o CD exclusivo do projeto S.O.S Sucesso, já dando ao aluno a primeira peça de sucesso em seu portfólio.
  • As escolas tinham faixas e/ou banners expostos ao lado do palco nos shows, de forma que as fotos feitas dos artistas pelo público presente, e compartilhadas por eles em seus perfis de redes sociais, acabavam por divulgar gratuitamente a marca S.O.S em vários perfis, gerando uma mídia digital de grande penetração devido aos compartilhamentos.
  • Distribuição de panfletos com vale-desconto para o público nos shows, buscado aliar ainda mais a marca S.O.S aos artistas e gerar tráfego qualificado de prospects/leads para as escolas.
  • Divulgação maciça da parceria da S.O.S com os artistas, através das redes sociais dos próprios artistas, que divulgavam a marca e as ações de marketing específicas junto aos seus fãs.

Página oficial do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/SOS-Sucesso-295878803892/ 

 

 

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